Dezoito cães foram resgatados por maus-tratos de uma residência nesta quinta-feira (16) na Rua Leonardo Neto, no Bairro Conjunto Habitacional Juca Franco, em Campos Altos/MG. A Polícia Militar de Meio Ambiente (PM MAmb) esteve no local a pedido do Ministério Público após denúncia.
Segundo apurado pela reportagem da TV KZ, que compareceu no local, os militares encontraram os animais vivendo em condições insalubres, alguns acorrentados. O imóvel também abriga galinhas e apresenta grande acúmulo de sujeira e fezes com forte odor que tem incomodado os vizinhos.
Além da situação dos animais, a água empoçada no terreno atravessa o muro e invade os lotes vizinhos, causando transtornos. Na residência, também foi identificado um homem de 30 anos, com deficiência, vivendo em condições precárias. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foi acionada para atender o caso.
Apesar das condições insalubres do ambiente, os cães aparentavam estar bem alimentados e havia ração disponível no local. Os animais resgatados foram levados para o Canil Municipal com apoio de Agentes da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura.
O proprietário do imóvel não foi localizado, mas ele será autuado pela PM MAmb. A Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental da Prefeitura e Conselho Tutelar também participaram da ocorrência. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, deverá limpar o imóvel e canalizar a água empoçada, como apurado pela TV KZ.
Atualização do número de cães
A Polícia Militar de Meio Ambiente atualizou o número de cães resgatados. Inicialmente, havia sido repassado à TV KZ que 17 animais estavam em condições consideradas insalubres, mas após uma contagem mais precisa, o número foi atualizado para 18 cães.